top of page

ACERVO • CRÍTICO • MEMÓRIA • CRÍTICA


Kiwi, uma bomba de sensibilidade nos palcos
A montagem se torna universal por apostar na delicadeza com guesto, propondo um final impactante que une o teatro ao documento histórico, trazendo recortes de infâncias mutiladas e fazendo, assim, uma denúncia pública.
20 de jun.4 min de leitura


Construindo identidades do território - MARCO SILVESTRE
A arte ajuda a questionar e perceber o nosso redor, e se localizar, e também se perder nas possibilidades daqueles mundos.
20 de jun.12 min de leitura


Construindo identidades do território - RAFAEL RODRIGUES
Através da poesia eu consigo falar desse monte de coisas que eu queria falar, de forma poética, metafórica, e reflexiva, com dois ou três versos que falo de um sentimento que pesa mil quilos.
20 de jun.11 min de leitura


O CABRA QUE VARREU A LUA
Quem é essa gente que não é igual árvore, que morre no lugar que nasceu?
Que tem essa ânsia profunda de juntar as coisas e sair caminhando no mundo.
Que gente é essa que não tem terra sua, nem chão seu.
E que dentro do corpo, igual semente, traz a ideia que floresceu.
20 de jun.10 min de leitura


Construindo identidades do território - FABIA PIERANGELI
A arte cria possibilidades da gente sonhar, e nessa perspectiva, especialmente da região em que a gente está, da periferia, a arte tem esse papel de possibilitar que a gente sonhe outras realidades, outras coisas.
20 de jun.10 min de leitura


Aprender a ser crítica pra vingar
Como dramaturga – e até mesmo em meu processo de amadurecimento como atriz – gosto de compreender e propor a obra, o fruto da labuta,...
10 de jun.5 min de leitura


A Paixão de Cristo: tradição e formação no maior evento teatral caieirense
Mesmo diante das contradições que envolvem a repetição de padrões sociais há tanto tempo consolidados, a encenação da Paixão de Cristo em Caieiras conquista um feito louvável ao chegar à sua 28ª edição, com um grande grupo em cena e com um público fiel.
10 de jun.5 min de leitura


Malazartes, o herói de si mesmo
É na breve interação com o público que somos convidados a refletir quem é esse Malazartes e se nós o conhecemos. Conhecemos? Quem hoje precisa, nas mais diversas circunstâncias, passar a perna no outro para poder acessar o mais básico do ser humano?
10 de jun.4 min de leitura


Produção Teatral Negra: Estratégias de Autonomia e Resistência
Uma produção teatral negra propõe uma relação estratégica e sensível entre os artistas negros, as obras que pensam a negritude e as instituições artísticas. Neste lugar queremos resgatar e manter uma autonomia sobre as nossas próprias histórias e as nossas próprias vivências.
10 de jun.4 min de leitura


Pai contra mãe: quando a história se recusa a passar
A adaptação do Coletivo Negro parte do conto de Machado de Assis para escancarar o racismo estrutural no Brasil contemporâneo — com...
10 de jun.3 min de leitura


Construindo identidades do território - LUCIENE PEREIRA
A arte possibilitou isso para mim, de me ver, me enxergar enquanto mulher preta, de me aceitar e mostrar pro mundo que eu sou essa pessoa.
10 de jun.11 min de leitura
bottom of page